Devocionais

O Inesperado

“Porque para Deus nada é impossível.” Lucas 1:37

Eu sou uma pessoa que compra muita coisa pela internet. Teve uma época que eu comprava tanta coisa, mas tanta coisa que a minha vó pediu pra que eu comprasse menos porque era todo dia o correio batendo palma lá em casa. E por comprar bastante, o correio ficou tão habituado a deixar as coisas lá que já teve vezes de comprar em um dia e chegar no outro. Acabei acostumando e a minha ansiedade diminuiu bastante e hoje eu sei esperar sem crise qualquer produto que tenha comprado.

No começo do mês de março, eu comprei um livro pra presentear o futuro marido e abençoar a vida dele. É um livro de um autor que nós gostamos muito e ele queria há tempos esse livro. Na hora da compra não percebi que o livro não estava disponível e que a data de entrega estimada era para 2 meses depois. Quando percebi, era tarde demais. O e-mail de confirmação do pedido já havia chegado. O que eu podia fazer? Esperar. Primeiro ia ter que bolar um plano para presentear meu amor com outra coisa e daqui dois meses eu dava esse livro pra ele. E os dias foram passando, o nosso aniversário de namoro chegando e eu pensando no que iria presenteá-lo. Nesse meio tempo, o meu cartão de crédito foi clonado e eu tive que cancelar o mesmo e solicitar um novo. Detalhe, o livro estava para ser pago com o cartão antigo.

Faltando apenas três dias para o nosso aniversário, recebi um e-mail da loja dizendo que o livro estava disponível para entrega. Porém ele não tinha sido pago ainda. No dia seguinte, recebi um novo e-mail dizendo que era necessário efetuar um novo pagamento, pois o banco não autorizou o pagamento no cartão de crédito antigo, lógico. Como eu já estava esperando há 1 mês, pensei: “Nunca que vai chegar a tempo”, então eu paguei por boleto bancário, o que todo mundo sabe que a compensação do débito leva 72 horas. E fiquei em paz, já estava tudo certo para que eu desse na próxima data comemorativa.

Chegando o dia do nosso aniversário, para a minha surpresa a encomenda chegou horas antes de nós sairmos pra comemorar. Aquela encomenda que eu achei que levaria no mínimo mais uns 3 dias para chegar estava bem na minha frente. Como assim? Tudo o que tinha acontecido com aquela encomenda estava falando que ela ficaria pra depois, que ela não chegaria a tempo. E enquanto estava fazendo o embrulho do presente o Espírito Santo falou ao meu coração.

Nós, quando estamos passando por momentos difíceis, por lutas, tribulações, quando estamos sendo moldados, sofrendo e tentando entender a situação, tudo nos indica que irá demorar dias, meses ou até mesmo anos, isso quando a nossa esperança se vai e achamos que aquilo não terá fim nunca. A benção de Deus está muito longe aos nossos olhos e quase impossível de ser tocada. Mas não sabemos o que esta acontecendo, nós só enxergamos aquilo que é humanamente possível. E de repente, o Senhor nos surpreende. Nós tocamos naquilo que tanto desejamos, na benção que tanto esperamos. Ela finalmente chega na hora exata.

O inesperado de Deus chega quando tudo indica que vai demorar. O inesperado de Deus chega pra nos surpreender e nos mostrar que Ele está no controle independente das circunstâncias. O inesperado de Deus também aconteceu com Sara e Abraão. Abraão tinha um promessa, Deus havia dito que ele seria pai de multidões. Mas as circuntâncias diziam que não. Os dois já eram de idade e Abraão não tinha filho algum com Sara. E o inesperado de Deus chegou na vida deles na hora certa. O Senhor lhes concedeu Isaque. Passado alguns anos, Deus queria ver o quanto Abraão o amava e pediu que sacrificasse Isaque. Abraão não sabia do que estava acontecendo ao redor dele. Ele via apenas aquilo que era humanamente possível, assim como nós. Ele não enxergou o que acontecei durante o trajeto, mas sabia que na hora certa a “encomenda” chegaria a tempo. E com temor e confiança em Deus, Abraão obedeceu sem questionar, sem murmurar. Apenas obedeceu.

“Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E caminhando os dois juntos, Isaque disse a seu pai Abraão: “Meu pai! ” “Sim, meu filho”, respondeu Abraão. Isaque perguntou: “As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: “Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram a caminhar juntos.
Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: “Abraão! Abraão! ” “Eis-me aqui”, respondeu ele. “Não toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho. Abraão deu àquele lugar o nome de “O Senhor proverá”. Por isso até hoje se diz: “No monte do Senhor se proverá.” Gênesis 22:6-14

O Senhor proverá. A intimidade e confiança que Abraão tinha em Deus era o suficiente para ele se manter calmo durante todo o caminho e ele sabia que Deus faria o inesperado. Deus sempre faz o inesperado em nossas vidas. E é essa intimidade e confiança que Deus quer de nós. Ele nos quer tranquilos enquanto Ele faz o sobrenatural acontecer e nos surpreender. Ele quer que nós possamos depositar toda a nossa confiança nEle independente do que esta acontecendo. Independente do “não” que parece para nós. Ele tem o controle de tudo a todo tempo e de uma forma maravilhosa e inexplicável, Deus me surpreendeu fazendo com que o livro chegasse no tempo exato e através dEle abençoasse a vida do meu amor. Ele estava no controle de tudo. Mesmo eu não enxergando o que estava acontecendo nos bastidores o Senhor proveu.

“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera” Efésios 3:20

#Desafio: Confiar totalmente em Deus e crer que Ele proverá o que necessitamos ou desejamos no tempo certo.

Deixe um comentário

