Treinamento de Princesas

Auxiliadora Idônea

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Gênesis 2:18

Há uns tempos atrás me peguei tentando entender qual é o verdadeiro papel da mulher. O que nós devemos realmente ser ou fazer. Apesar do texto de Provérbios 31 falar a respeito da mulher virtuosa, eu ainda tinha muitas dúvidas, principalmente por ainda não ser casada e algumas das coisas faladas no texto não serem aplicáveis ainda. Ouvi muitas pregações a respeito mas nada que me convencesse de uma vez por todas e me fizesse sossegar.

O mundo exige muito de nós. Exige que cumpramos o nosso papel na sociedade como mulheres e exige que cumpramos papeis que não são de nossa responsabilidade e não foram designados a nós. Vivemos em tempos de exceções, onde muitas de nós precisam proteger o próprio lar, prover o sustento e ainda exercer o nosso verdadeiro papel. Vivemos em tempos onde somos obrigadas a nos desdobrar em 20 pra darmos conta de tudo. Tempos em que dúvidas e movimentos em nosso prol surgem trazendo dúvidas e confusões ao invés de nos ajudar.

Deus nos fez. E nos fez para um propósito bom e agradável. No começo de tudo, Deus contemplou toda a sua criação. Viu os animais cada um com seu par, macho e fêmea. E viu o homem, que não tinha o seu par. Em Gênesis 2:18 diz que Deus vendo o homem só não achou bom. Por isso decidiu criar uma mulher. Uma ajudadora. Uma auxiliadora. E então nos fez, não do modo convencional como o homem, mas Deus teve todo um cuidado para nos criar.

Primeiro Ele fez o homem cair em um sono profundo depois de trabalhar nos nomes de cada animal. Depois Deus realizou a primeira cirurgia do mundo e retirou uma das costelas do homem para formar a mulher. Ele não nos criou do pó e nos deu o folego de vida. Não. Ele teve todo um cuidado para nos criar. Pensou em todos os detalhes, inclusive no nosso papel. Somos auxiliadoras.

No dicionário, auxílio quer dizer “contribuição secundária para a realização de uma tarefa; ajuda, assistência, cooperação”. E também no dicionário a palavra idôneo significa “conveniente, próprio para alguma coisa”. De uma forma bem simplista, Deus no fez para cooperar, para ajudar em tudo. Nós mulheres temos uma sensibilidade mais aguçada que os homens. Nós conseguimos saber o que precisa ser feito, quem esta necessitando de ajuda e fazemos de uma forma muito graciosa. Umas mais, outras menos, mas todas nós temos esse dom.

Quando eu estava tentando descobrir o meu chamado eu fiquei muito confusa, pois cheguei na conclusão que eu não era boa em nada mas sabia fazer de tudo um pouco. Cheguei a pensar que o meu chamado era ajudar. Mas ajudar não é um tipo de chamado, ajudar esta em nossa essência e a palavra de Deus acabou me revelando que não, meu chamado não era ajudar, pois esse era o meu papel como mulher independente da situação.

Em todo o tempo nós devemos ajudar. Esse foi o primeiro papel de Deus designado a nós. Começamos aprendendo a ajudar os nosso pais, a nossa família, nosso amigos, nossa comunidade, nos serviços da igreja e conforme vamos amadurecendo e entendendo o nosso papel a nossa forma de ajudar vai se adequando as nossas responsabilidades e momentos da vida. O livro de Eclesiastes começa falando que há tempo para todas as coisas e em todo tempo nós temos a responsabilidade de auxiliar, de ajudar naquilo que é necessário. Tem o tempo em ajudar a nossa família, ajudar o nosso marido, ajudar os nossos filhos, ajudar os nossos irmãos. Em todo tempo há uma maneira única de ajudar que só nós podemos fazer.

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua”. Provérbios 14:1

A ajuda pode ser de diversas maneiras. Se você precisa trabalhar para ajudar, então trabalhe. Se você precisa de um tempo para ajudar os seus filhos crescerem e se desenvolverem então faça-o. Se o seu irmão precisa de ajuda e você pode fazer algo a respeito então faça. Fomos criadas para auxiliar e principalmente ajudar na obra de Deus trazendo o reino dEle. Não importa a suas condições ou seu estilo de vida. Ajudar depende somente da nossa predisposição e vontade de exercer o papel que Deus nos deu.

Não se sinta inferior por ajudar quando na verdade você queria tomar as decisões e mandar. Há obrigações nesse mundo que requer muito de nós e esquecemos que somos frágeis e precisamos nos preocupar com papéis mais importantes. Não é atoa que Deus criou o homem mais forte, mais resistente e com o emocional menos sensível que o nosso. Precisamos nos preocupar em dar o nosso melhor pra Deus e pra nossa família. Nós somos capazes de fazer qualquer coisa, mas nem todas as coisa nos dará paz, serenidade e alegria. Nem todas as coisas conseguiremos fazer de forma natural e pura. Tudo o que Deus fez é bom e quando feito da maneira dEle dá mais frutos do que tentar por força própria.

Todas as coisas no convém, mas nem todas as coisas conseguiremos fazer da melhor maneira e manter o equilíbrio. Quando sabemos a nossa missão e o porque fomos criadas, conseguimos fazer com louvor aquilo que nos foi dado para administrar. Não esqueça o valor que você tem e o valor que Deus fez questão de mostrar ao mundo te criando. “As mulheres igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo.” 1 Timóteo 3:11

#Desafio: Exercer o nosso papel de ajudadoras independente da nossa situação e do que precisamos fazer.

Deixe um comentário