Devocionais

O Muro

Na minha época de escola, por estudar em um colégio cristão, nós tínhamos aula de religião onde era abordado lições bíblicas de acordo com a crença da escola. além das aulas no auditório que era algo parecido com um culto mas de forma leve e com assuntos que fossem interessantes para os alunos ou o tema que convinha como a páscoa. Apesar da maioria dos estudantes não serem da religião que a escola prega, a maior parte dos alunos são cristãos ou tem alguma religião, o que fazia com que todo mundo, por mais que tivesse um ou outro que não gostasse, respeitasse a aula e a professora.

A professora era um amor, sempre alegre, feliz com diversas histórias que cativavam a atenção de todos e diga-se de passagem a aula dela era muito dinâmica e descontraída. Em uma dessas aulas me lembro dela contar a seguinte história:

“Havia um rapaz, o qual era muito indeciso, ele não conseguia tomar suas próprias decisões e por isso necessitava de um incentivo exterior para tomar qualquer decisão. Um belo dia, esse rapaz se questionou a respeito da vida, de onde veio, para onde ia e passou o dia refletindo sobre o papel dele no mundo e o que ele estava fazendo. Foi quando essa maré de pensamentos filosóficos tomaram a mente dele e o rapaz angustiado começou a se questionar sobre o universo e sobre a existência de um Deus. Para aliviar o coração, ele foi caminhar e se deparou com um MURO. Ele olhou para um lado, olhou para o outro e não sabia porque bem ali no meio do caminho estava aquele muro. Aquele muro instigou a curiosidade do rapaz. Ele queria saber qual a finalidade daquele muro. Então ele resolveu subir em cima do muro. Quando chegou lá no topo ele se sentou e começou a observar os dois lados, tanto o que ele vinha como o que estava além do muro. Passando-se um tempo, o rapaz adormeceu em cima do muro, se acomodou ali mesmo.
De repente, o rapaz acorda com alguém gritando:
– Desce desse muro, vem para cá! Eu te ajudo, desce logo dai. Quero tanto conversar com você, mas você precisa sair de cima desse muro. Vamos
O rapaz olhou bem e perguntou:
– Quem é você? E por que quer que eu desça do muro? Estou bem aqui, estou acomodado e a vista é incrível.
– Eu sou Jesus, o Cristo, Filho de Deus – respondeu. – Venha para o meu lado, tenho coisas maravilhosas para te contar, mas você precisa descer desse muro e se achegar a mim.
O rapaz meio confuso e pensativo ficou indeciso, pois afinal ele havia gostado de subir no muro e estava confortável lá em cima.
– Ai em cima é muito perigoso. Se você passar muito tempo pode não conseguir mais descer e acabar morrendo. Desça, vamos conversar e passar um tempo juntos. Eu quero que você me conheça melhor.
Enquanto ele pensava, olhou para o horizonte e do outro lado do muro de repente avistou alguém numa esteira, tomando um sol, com água gelada, lendo um livro, curtindo a vida bem de boa. Então o rapaz perguntou:
– Ei, quem é você?
– Ué, eu sou o Diabo. – respondeu sem nem olhar para o rapaz.
– Viu, Jesus esta aqui do outro lado do muro.
– Eu sei.
– Ele está me chamando para descer e ir ter com ele.
– Eu sei. Ele está gritando a tempos, mas você demorou para acordar.
– E você esta ai tranquilo com isso tudo?
– Estou sim.
– Não se incomoda de eu estar aqui em cima do muro?
– Jamais. Enquanto você estiver ai em cima não me preocupa em nada, pode passar o tempo que achar necessário ai ou então descer para cá. A escolha é sua.
– Mas Jesus esta insistindo tanto para que eu desça para o lado dele. Por que você também não está me chamando para ir para o seu lado?
– Porque o muro é meu. Me preocuparia e me tiraria do meu sossego se você descesse para o lado de Jesus. Ai eu teria problemas, mas enquanto você estiver ai em cima não tenho com o que me preocupar, cedo ou tarde você descerá para o meu lado. Não preciso insistir.
Ouvindo as palavras do Diabo, o coração do rapaz se entristeceu e se encheu de medo de tal modo que o rapaz imediatamente desceu do muro e foi ter com Jesus.”

Essa história, apesar de ser uma fábula, nos chama para acordar para a vida. Na época que ouvi essa história logo eu a entendi e comecei a analisar se eu estava ou não em cima do muro. As vezes nos acostumamos com a vida de ir para a igreja toda a semana que o amor por Jesus acaba se esfriando e abrindo brechas para dúvidas e crise existencial nos levando para cima do muro e nos tornando mornos na fé.

O muro representa exatamente o morno. A indecisão de entregar e dedicar sua vida totalmente para Cristo. Quando subimos no muro estamos dizendo que não temos certeza de que a vida ao lado de Jesus é boa e começamos a esfriar. Alguns esfriam tanto ao ponto de permanecer no muro e morrendo na fé. Outros se revoltam e acabam descendo para o lado obscuro do muro. Enquanto estamos no muro o inimigo não esta preocupado com o que estamos fazendo, pois ele sabe as consequências que o muro traz para nossa vida. Então ele fica sossegado, relaxando só esperando o dia que vamos cair do muro para o lado dele, ele só se incomoda quando fazemos a diferença do lado de Jesus, pois ai somos restaurados, transformados e resplandecemos a luz de Cristo para todas as pessoas, em cima do muro ou do outro lado do muro. A luz é muito forte e o muro não consegue contê-la o suficiente para escondê-la.

Eu te convido hoje a sair do muro, ou a pular para o outro lado do muro caso você esteja do lado errado. Saia do “talvez”. Em Mateus 5:37, Jesus nos orienta: “Seja, porém, o teu sim, sim! E o teu não, não! O que passar disso vem do Maligno”. Jesus está insistindo para que você saia do muro, pois Ele te ama! Ele quer o melhor para você. Ele já pagou o preço pela tua vida e subir no muro ou atravessar para o outro lado irá te escravizar novamente. Se seu desejo é sair do muro e descer nos braços do Pai, feche os seus olhos e fale com o Senhor. Diga que não sabe o que te fez subir nesse muro, mas que você não quer permanecer mais nele. Você quer vida, amor, paz e isso você só terá ao lado do Senhor. Diga para Ele que deseja entregar o seu ser na responsabilidade dEle e se comprometa a não olhar mais para o muro ou cogitar subir nele novamente.

Se esse é o seu desejo, entre em contato em cada um dos canais de acesso abaixo que iremos te orientar e orar por você. Lembre-se que Jesus quer você do lado dele para caminhar junto, sofrer junto, amar junto, ser feliz junto. Eu já estive em cima do muro e fui resgatada com a graça e amor de Deus na minha vida e da mesma forma Ele fará com você, se isso é o desejo do seu coração. Saia do muro e corra para os braços do Pai que esta com eles abertos para te receber.

 

Deixe um comentário

