Devocionais · Treinamento de Princesas

Não Procure um Amor

“Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.” Cantares de Salomão 2:7

Ultimamente venho tendo umas crises existenciais que só por Deus. Tudo começou com a aproximação do meu aniversário onde, depois de formar na escola, trabalhar, formar na faculdade e começar outra, finalmente caiu a ficha de que eu estou amadurecendo. E o pior é que as fichas caíram todas de uma só vez, então o peso das responsabilidades e a consciência de que eu preciso tomar certas posições na minha vida vieram todas de uma só vez: “você está envelhecendo, já é uma adulta então tem que viver como tal, se comportar como tal, não dá para ficar mais com desculpinhas.”

E essa “crise” puxou tantas outras que circulavam em minha mente. Uma, em especial, fez o favor de vir a tona assim do nada e terminar com a pouca sanidade que ainda me restava. Aquele “desespero de vida”, que já não é mais um desespero, contado nas publicações do mini livro CICATRIZES. A minha alma resolveu que gostaria de complicar um pouco a vida pro meu lado. Ela sabe que não tenho tanto tempo, ela sabe que escolhi esse ano para transformá-lo em sabático com relação as coisas do coração e mesmo assim ela insiste em me perturbar com vontades e necessidades que não podem ser supridas agora.

Em outras palavras, no começo do ano decidi que o separaria para mim e para Deus, decidi que não me envolveria emocionalmente com ninguem, por motivos de forças maiores também, claro, mas escolhi não conhecer pessoas com objetivos diferentes de amizade… até que Deus diga o contrário. Mas a ideia é permanecer solteira, firme e forte até 31 de dezembro desse ano, aproveitando esse tempo para mim e para dedicar ao serviço de Deus e depois a gente vê o que acontece, mas a alma? Ela não ta me respeitando.

E é sobre o “a gente vê o que acontece” que eu quero falar. Eu sempre fui meio desesperada pra encontrar logo o meu marido e casar, por conta disso, comecei a namorar com 15 anos de idade e com propósito de casar. Uma criança, que já se achava a madura, hahaha. Pelo menos sempre namorei para casar e quando não era esse o propósito o relacionamento terminava. Mas mesmo procurando fazer o certo, errei no mais básico: Não desperte o amor até que ele te queira (Ct 2:7).

Nós encontramos todos os conselhos para nossa vida, independente da fase em que estamos vivendo, na Bíblia. Depois de tanto “apanhar” em relacionamentos desamorosos, porque de amor eu reconheço hoje que não teve nada. O meu maior erro foi procurar o amor. Não sei o que acontece com nós jovens que ficamos desesperados em encontrar alguém para partilhar a vida e acabamos só fazendo besteira: não esperamos o tempo certo, somos passivos demais e aceitamos coisas que não deveríamos nem cogitar, nos doamos para qualquer tipo de pessoa e entregamos nosso coração correndo o risco do outro aniquilar ele simplesmente porque não sabe o que é o amor segundo a Bíblia.

Estamos sempre em busca de alguém para saciar nossa carência, necessidade, ou seja lá o que você chama. Stalkeamos perfis como se fossemos investigadores, procuramos observar como a pessoa é sem nem ao menos saber se esta interessada em nós ou pior… sem nem ao menos saber se nós estamos interessadas na pessoa e se é uma potencial candidata a pretendente mesmo. Ao invés de nos ocuparmos em nos melhorar, aperfeiçoar o que Deus nos fez, manter o foco em coisas importantes como família, estudos e trabalho.. não. Nos preocupamos em encontrar alguém para namorar.

Com essa minha crise recente, aqui vai o que eu aprendi nesses dias turbulentos onde preciso acalmar minha alma e matar minha carne para não ser comida viva por vontades e anseios: Não procure um amor. Não procure! Apenas viva a sua vida dia após dia, foque em projetos, foque em como servir aos outros, foque em crescer em intimidade com Deus e viva. De hoje até o final da sua vida você conhecerá diferentes pessoas. Apenas viva sem se preocupar quem será o grande amor da sua vida. Viva confiando que no momento certo Deus vai despertar o amor para te querer e você assim viverá a vontade de Deus no seu relacionamento.

Conheça pessoas, mas não foque em saber se é aquela pessoa a sua. Aprenda a conhecer para uma potencial amizade. Até porque assim fica mais leve, você mostra quem você realmente é, conhece as pessoas como elas realmente são, foge de possíveis enganações para ser aceito e de quebra, quando for o momento, vai que Deus te prepara seu melhor amigo para unir os propósitos!? Viva sem se preocupar com quem irá namorar, noivar, casar, pois isso Deus já preparou pra sua vida. E arranque a ansiedade do seu coração, pois a pressa, além de atrapalhar, faz com que demore mais tempo ainda.

Aproveite o que você tem hoje e viva com intensidade. Deus nos fez para ter uma vida abundante independente do que temos hoje ou teremos um dia. A verdadeira felicidade vem do Pai, de dentro para fora e contagia todos ao seu redor. Nínguem nesse mundo, a não ser Jesus, é capaz de suprir suas necessidades e te fazer feliz. Só Ele preenche o vazio. Só Ele transborda a alegria em seu coração. Só Ele. Seu casamento é apenas uma benção que Deus concede no tempo certo. Viva você. Procure Deus.

“E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que isto era aflição de espírito.” (Ec 1:17) “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Ec 3:1) “Tempo de amar…” (Ec 3:8a) “Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;” (Ec 3:12)

Deixe um comentário

